quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Jeff Beck - Beck, Bogert & Appice - 1973


Este é o primeiro trabalho de Beck pós Jeff Beck Group e também uma ótima oportunidade de conferir um verdadeiro Power-Fusion-Jazz-Rock Trio, com um excelente trabalho dos músicos, todos de primeira linha. Tim Bogert (baixo) e Carmine Appice (Bateria) são uma cozinha bastante entrosada, pois já vinham juntos de outras bandas (Vanila Fudge e Cactus). Ou seja, com cozinha boa, cozinheiro faz a festa. E não deu outra. Em bela preformance, Beck vai comprovando cada vez mais sua evolução técnica e de estilo. Mas ao mesmo tempo, parece que seu som se afasta dos audiófilos convencionais do mercado roqueiro. Mesmo recebendo rasgados elogios em seus trabalhos, só ouve o som de Beck, e permanece com ele, quem conhece som. Por mais que até se tente reviver as auroras dos power-trios tipo Cream, Hendrix Experience, etc, já não se contava mais com grandes Power-Trios no mercado. O progressivo e o refinamento do Rock, a evolução dos estilos, aliado ao avanço tecnológico, fez as bandas aumentarem de componentes.
O tecladista nunca foi tão valorizado como na segunda metade dos anos 70 e 80, tanto técnico quanto comercialmente falando.
Mas e o que Beck tem a haver com isso? Bom lá está ele de novo na contramão do mercado, lançando-se exatamente em um Power-Trio. Onde os ouvintes geralmente procuram por um som mais direto, encontram as mais indiretas escalas e solos de Beck, que como citado, aproveita a "cozinha" ensaiada e serve seu cardápio sonoro.
Aos amantes do gênero, um prato cheio.
Destaque para o cover de "Superstition", original do Stevie Wonder, que conta-se, teria feito esta música para Beck . Como este estava se recuperando de um acidente de carro que o deixou meio torto e quase um ano fora do circuito devido a um pancadão na cabeça, Wonder gravou ele mesmo. A música estourou, todo mundo gravou, e Beck, Bogert & Appice gravaram também. E se me permitem, executada em grande estilo, principalmente por Beck.
Pela técnica dos músicos, vale ouvir este disco com headfones.

4 comentários:

Juca Pirama disse...

Só foi uma pena a banda ter se desfeito após esse disco. Dá uma passada no meu blog:
blues-n-roll.blogspot.com

Como eu sempre dava uma passada aqui eu linkei o seu blog lá.

Mason disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mason disse...

Anda rolou um "Live", no Japão, com esta formação. Valeu pelo Link e pelo seu blog. Vou coloc´-lo aqui também, assim que eu resolver o problema com meus links (que foram para o fim da página!).
Abs.

Anônimo disse...

Hi everyone, I just registered on this terrific online community and wanted to say hey! Have a extraordinary day!