sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Deep Purple - In Rock (1970) - Remaster + Bonus track


Já que mencionei o Deep Purple In Rock e a música "Child In Time" na postagem abaixo, devido à polêmica sobre a música "Bombay Clling" do It's a Beautifull Day; deixo então a oportunidade para que se comprove como as introduções das duas músicas são realmente muito parecidas. Porém, muito mais do que isso, este disco representa um marco, tanto na carreira do Deep Purple como na própria trajetória do Rock e, porque não dizer, também do Hardrock e do Heavy Metal. Quarto disco da banda, In Rock é um dos meus preferidos deles pois, além de pesado e muito barulhento, define a guitarra de Ritchie Blackmore, com seus solos inflamados e riffs poderosos e marcantes, como referência do som do Purple. Traz também as estréias em estúdio de Ian Gillan nos vocais e Roger Glover no baixo ( gravaram o ao vivo "Concerto for Group & Orchestra" em 1969), vindos da banda Episode Six em substituição a Rod Evans e Nick Simper, respectivamente. Não só Blackmore como toda a banda se destaca neste disco; Ian Gillan é extraordinário em todo o disco, principalmente em "Child In Time", John Lord faz o teclado pesado que ninguém tinha à época; e Roger Glover e Ian Paice são uma das cozinhas mais competentes da história do Rock.
In Rock é um disco obrigatório, não apenas para quem gosta de Deep Purple, mas para quem gosta de Rock, de "pauleira", de Hardrock e de Heavy Metal; e também para quem gosta de polêmica, pois a pergunta que não quer calar é: "Bombay Calling" e "Child in Time", quem copiou quem?

3 comentários:

Roderick Verden disse...

Esse disco, pra mim, só perde para o "Machine Head". Tenho o vinil nacional, que comprei em 1976 de um ex-vizinho e colega de sala de aula(um dos maiores malas que conheci, mas me vendeu esse disco bem barato).
Minha preferida é "Flight of the rat".

Mason disse...

Gosto de Speed King, grande riff. Sou muito fã do Ian Gillan; é o cara!
Purple é muito bom, inclusive sem o Blackmore funcionou bem, tanto Tommy Bolin quanto Steve Morse o substituiram bem. Mas substituir Gillan, só o Coverdale conseguiu, assim mesmo não por causa do estilo e sim pela qualidade mesmo.
Valeu.

Pedro disse...

Nas liner notes do "Deep Purple In Rock" (versão remasterizada em 1995), há lá uma parte onde Roger Glover explica que Child In Time foi efectivamente inspirada (à custa de Jon Lord) em "Bombay Calling". Que não haja dúvidas enquanto a isso.