terça-feira, 1 de abril de 2008

Jeff Beck - You Had It Coming (2000)

Blues ano 3000.
Este disco é um trabalho diferenciado de um guitarrista que atingiu um nível técnico tal, que seus sons tirados da guitarra não mais se assemelham a solos tradicionais ou previsíveis de escalas e notas em abundância, sejam bem tocadas ou não.
Beck extrai sons guturais de sua guitarra e apresenta aqui a simbiose entre instrumento e domador, onde literalmente o que pensa, ele faz. Assina sete das dez músicas do disco, mas sozinho só compôs uma, e de um minuto e vinte e sete segundos.
O disco, apesar das 10 músicas, tem só 34 minutos gravados. Para o segundo milênio, Era CD/DVD, lançar um disco com duração de disco de vinyl e "soluções" experimentais geniais na guitarra, e um tanto indigestas e de difícil assimilação, é quase que uma simbologia para alguém que esteve no passado criador do Rock, como o conhecemos hoje, e para o "mercado" atual de guitarristas em carreira solo. Beck assim parece prever o futuro daquele, e deles.
Este não é um disco semelhante a nada postado de Beck abaixo, mas uma evolução daquilo, naquilo que um artista que continua a se aprimorar com o passar dos tempos pode chegar, não estacionando em um modelo que o represente ou rotule.
Ouvindo um disco como esse me vem à cabeça uma questão que sempre tive em mente: se vivo, que tipo de som Hendrix estaria tocando? Bom, Beck teve a oportunidade de mostrar.
Os gênios sempre evoluem. No ano 3000 talvez toquem Blues assim.
Para iniciados.