domingo, 7 de setembro de 2008

Milton Banana Trio - Balançando - 1966


Já que falei de trios, e de gênios, este é o que chamo de um verdadeiro Power-Bossa-Samba-Jazz Trio, brasileiro, num disco muito difícil de achar, muito prazeroso de ouvir e muito raro das pessoas conhecerem, ou lembrarem.
Milton Banana é tido como o músico que levou a Bossa Nova à bateria. Tinha um som vibrante e contagiante, diferente do estilo devagar, baixinho e sussurrado, que muito marcou e rotulou a nova onda mundo afora. E ele tocou lá também, no mundo afora, talvez tanto quanto tocou aqui. Com ótima técnica, Milton Banana produziu uma sonoridade que o colocava em um patamar musical tal, onde ele era um baterista que tinha uma banda, e não o contrário. E fazendo música instrumental, o que sempre foi mais difícil, mesmo no mercado brasileiro, mesmo no "Brazil '66".
Meu pai tinha este vinil e eu lembro de ficar ouvindo direto quando criança, pois sempre me chamou a atenção a técnica na execução das músicas. Um dia, há muito tempo, achei em CD e comprei. Era uma edição barata, tosca, da EMI brasil, sem grandes informações, mas que me surpreendeu pela boa qualidade da gravação. Depois nunca mais vi este disco em lugar algum.
Considerado "Rei do Ritmo", Milton Banana faleceu em 1999, no Rio de Janeiro, aos 64 anos. No seu velório chamava a atenção uma coroa de flores com os dizeres: "A Milton, a quem o Brasil não homenageou nem reconheceu nunca. Ass.: todos os músicos do Brasil", que se soube ter sido enviada por João Gilberto.
Bom, aqui vai um brevíssimo reconhecimento.
Sinceramente, eu, muito roqueiro, nunca fui fã de Bossa Nova, nem dos músicos que a rotulam e consagraram. Mas este disco em especial, é minha referência positiva do estilo e de como ele pode ser realmente sensacional.
Fiquem parados, se conseguirem.

2 comentários:

Juca Pirama disse...

Como eu vejo, o disco é bem mais próximo do jazz do que da Bossa Nova propriamente dita. Gostando ou não acho que todo deveria conhecer a Bossa Nova, já que quer queira quer não ela tem um papel central na música brasileira.

Mason disse...

Para mim, Bossa Nova é isso. Nunca foi minha preferência o esquema banquinho-violão ou Whisky em cima do piano.Acho que todos deveriam conhecer esta Bossa Nova.
Vlw.