quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Jeff Beck Group - Truth & Beck-Ola (1968/69)

Lendo uma entrevista do David Gilmour na revista Guitar Legends, n° 22, ele diz: "Não sou fã de muitos guitarristas de Rock. Jeff Beck é meu favorito." Não é para se surpreender.
Beck é realmente um guitarrista diferenciado. Ouvindo estes discos de, respectivamente, 1968 e 1969, encontra-se fácil muito do que Gilmour fez na sua carreira.
Estes são os primeiros dois discos do Jeff Beck Group, que contava ainda com Rod Stewart nos vocais, Ron Wood no baixo, Nicky Hopkins no teclado, além de Mike Walter como baterista do primeiro disco e Tony Newman do segundo.
Beck desde cedo já mostrava que além de não conseguir pertencer a nenhum grupo específico, também era difícil os mesmos músicos ficarem com ele. A formação de sua banda variava de disco em disco. Isso é um fato.
Assim também como é fato que ele é realmente bem diferente de seus companheiros de Yardbirds, Eric Clapton e Jimmy Page, estes sim mais parecidos um com o outro, até no estrondoso sucesso de suas bandas: o Cream e o Led Zeppelin.
Já Beck é aquilo que chamamos de guitarrista do futuro, o diferente, tanto na criação como na execução da guitarra. Tanto Clapton quanto Page são grandes guitarristas, um era deus, outro bruxo; mas Beck é gênio - ou como o próprio Gilmour define: "A dammed fine player."
Este som é uma alternativa ao Cream e ao Led Zeppelin da época, mas uma alternativa não porque o som das bandas eram tão diferentes, mas porque o guitarrista era.
E este diferencial era Jeff Beck.

6 comentários:

Mason disse...

Para facilitar aos amigos:

1 a 10 - Truth (1968)
11 a 17 - Beck-Ola (1969)

MTB disse...

Grande Mason, eu te conheço com outro nome mais ta valendo aqui quem vos fala é o Moises do Rocksession é um prazer musical saber que você está fazendo parte desta massa, parabéns pelo seu trabalho no Blog que está lindo e agradavél.
Muito grato por ADD o Rocksession ao "Mason´s Pipe", precisando de ajuda é só falar. abraços em todos e um especial para você.
Moises//MTB.

Anônimo disse...

Grande Mason, fico muito grato por ADD o "Rocksession" ao "Mason´s Pipe" é sempre um prazer musical estar juntos passando boas informações para o publo Prog.
Abraços Progressivos
MTB // Moises.

Mason disse...

Forte abraço Moisés, seu blog é show, muito bom.
Vai rolar muito rock também, por sinal, já começou.
Abs.

Anônimo disse...

Os discos (que conheço) são ótimos, parabéns...
Mas o mediafire não funciona muito bem...
Valeu!

Anônimo disse...

very interesting early beck/stewart....thank you for letting me hear this...all the best.