domingo, 20 de janeiro de 2008

Jeff Beck Group - Out of a Book (Live 1971)


Este bootleg, de uma apresentação em Londres (selo OH BOY, um dos melhores de boots que existe), é tão bem gravado que é difícil acreditar não ter sido oficializado. E não seria nada mal se o fizessem. Além da qualidade sonora e técnica, não há nada oficial ao vivo do Jeff Beck Group nessa época. Esta formação já não conta mais com Rod Stewart e Ron Wood mas, em compensação, tem Cozy Powel na bateria e é a mesma dos álbuns "Rough & Ready" e "The Jeff Beck Group", de 1971 e 1972, respectivamente, últimos trabalhos do grupo e de Beck como "frontman" de uma banda. Este show é pautado nos quatro discos do Jeff Beck Group e mais uma música que seria lançada no "Blow By Blow", de 1975, próximo e mais elogiado trabalho de Beck (atingiu #4 nos EUA) já assumindo carreira solo. Por sinal, neste último, que será postado adiante, nota-se a distância de som entre Beck e Clapton & Page.
Completam a banda Clive Chamen no baixo, Bob Tench nos vocais e Max Middleton nos teclados. Ouvindo um disco como esse, digo, que não foi lançado oficialmente sabe-se lá porquê, é que fico pensando em quantas gravações ou mesmo filmagens de apresentações não foram lançados. Recentemente muita coisa vem aparecendo no mercado, muito graças às técnicas digitais de recuperação de dados, porém é fato que muito foi perdido.
Também ouvindo este disco, podemos contemplar uma apresentação perfeita de um guitarrista diferenciado, com uma banda afiadíssima e que claramente já se afastava do Rock e do Blues que dominavam o cenário musical (ou comercial) da época.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160484544-jeff-beck-out-of-book-bootleg-live-1971-_JM

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje 16/04/2008 baixei este Jeff Beck
embora eu tenho por princípio odiar boots. Confiando na indicação e por achar essa a melhor formação do JB Group baixei "pra ver quaqui é"
E tu tem razão NAO DA PRA ACREDITAR QUE É UM BOOT. MARAVILHA.
Muito Obrigado.

Mason disse...

É de surpreender né? Valeu.