sábado, 15 de dezembro de 2007

David Gilmour - David Gilmour (1978)


O Pink Floyd pararia em julho de 77, mas seus integrantes não. Como que para própria afirmação, Gilmour e Wright disparam seus discos solos quase que em seqüência, no início de 78, enquanto Mason atacava de produtor no segundo disco da banda punk The Damned e no quarto disco do guitarrista inglês Steve Hillage, "Green".
Em relação a este aqui, o que temos é muito mais um disco de guitarrista do que um disco de progressivo, com Gilmour cantando e tocando canções. Algumas são realmente excelentes, como "There's no Way Out Of Here", "Cry From The Street", "So Far Away" (onde toca piano), "Short and Sweet", "Raise My Rent" (instrumental na guitarra, sensacional) e "No Way", para mim, são destaques. Esta última pode ser conferida neste link, na época de lançamento deste disco, com Gilmour aos 32 anos de idade e em grande forma: http://www.youtube.com/watch?v=Ev6LiLdkKDE
Portanto, classifico seis músicas em nove como ótimas, sendo que as três que não incluí não são ruins, tocam muito bem. A banda é Gilmour e mais dois amigos de épocas anteriores ao Floyd, e dão uma sonoridade bastante prática ao disco, que diga-se de passagem, execelentemente gravado em um estúdio na França, o mesmo que Wright usaria para gravar o seu.
Este foi meu primeiro disco de vinil "importado" (o que na época era bastante valioso). Tocou sem parar e ainda tenho ele guardado em perfeito estado. Recentemente foi lançado o CD aqui no Brasil, em versão remaster. Imperdível.
Vale muito a pena este disco, é impossível ouvir "Raise My Rent" uma vez só.

2 comentários:

Roderick Verden disse...

Sempre quando escuto ou leio qualquer menção a David Gilmour, o que me vem a cabeça é "guitarra". Hendrix era o mestre, Clapton o Deus, Jeff Beck, o guitarrista dos guitarristas; Gilmour é o homem da guitarra. Mas ele não é apenas guitarrista, é cantor, compositor e, de quebra, ainda toca teclados. A meu ver, esse disco é totalmente perfeito. Minhas preferidas são "Raise my Rent" e "I can't breath anymora"; a que menos gosto é "Mihallis"(muito boa também). Na capa do disco já podemos constatar que Gilmour se trata de um homem de bem com a vida: pinta de galã e ainda exibe sua bela esposa. Meu disco é vinil, comprado na época do lançamento no Brasil.
Ótima resenha.
Abraço

Mason disse...

Concordo plenamente contigo, inclusive Jeff Beck é o guitarrista que Gilmour declara como seu preferido e será destaque deste blog em breve, assim como Hendrix, Clapton, Alvin Lee, Page, Paul Kossof, Andy Latimer, Tony Iommi, Peter Frampton, Robin Trower, Ronnie Montrose, Jan Akkerman e muitos outros. É só uma questão de tempo.
Valeu, abraços.