sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Pink Floyd - Randon Precision (16/06/1975)


Este é um tremendo show.
Três meses antes do lançamento do "Wish You Were Here", o Floyd continuava uma turnê americana que tivera a primeira parte em Abril com 18 shows, parou para gravação do novo disco, voltando em junho para mais 15 shows. Esta turnê termina no aclamado show de Knebworth de 5 de julho de 75, uma apresentação perfeita em som quadrifônico, telão com projeções e até avião voando por cima das cabeças dos espectadores; neste dia o Pink Floyd foi muito elogiado tanto por fãs quanto pela crítica especializada. O set-list é o mesmo deste show aqui, em Nova York, menos de um mês antes. A banda está perfeita, em noite inspirada e Dick Parry está presente no saxofone. O show começa com "Raving and Drooling", infelizmente só a segunda metade está gravada, e "You've Goota Be Crazy", muito bem tocada, por sinal, com Gilmour em ótima forma. Aí vem "Shine On You Crazy Diamond", já dividida em duas partes e com "Have a Cigar" fazendo a ponte - E que ponte! A volta para segunda parte de "Shine On" é imediata, numa pancada na moleira dos espectadores. Conta até com solo de baixo de Roger Waters na penúltima parte, VIII, fechando maravilhosamente o primeiro set do show, numa peça de 28 minutos ininterruptos de música. Muito interessante também é ouvir Gilmour e Waters cantando "Have a Cigar", difícil para os dois. No show do Knebworth eles levaram Roy Harper, o mesmo que canta no disco.

O segundo set é o "Dark Side" inteiro, numa apresentação brilhante onde "On The Run" é uma loucura eletrônico-psicodélica, "Time" e "Money" são o quintal do Gilmour e "Any Colour you like" é uma sonzeira contagiante; altíssimo nível . O "encore" é "Echoes", com um solo de saxofone que dá uma sonoridade diferente à música, algo para mim inédito até ouvir esta gravação.

O show é memorável e é impressionante como o Pink Floyd sempre melhorava. O ponto negativo do boot é que não tem a primeira metade de "Sheep", que abre o show, e "Us and Then" está cortada, tocando só a primeira metade - um sacrilégio, pois estava uma viajem!

Foi também nesta turnê que Roger Water comentou pela primeira vez em construir um muro entre os músicos e a platéia; eram os primeiros sintomas que o cara estava curto-circuitando, o bicho pegaria mesmo em 1977.

O motivo era a histeria que havia se transformado os shows do Floyd, que historicamente causavam espanto de tão ordeiros e silenciosos que eram os espectadores, até mesmo na compra dos ingressos. Esta transformação incomodava a todos eles, não só Waters; mesmo Wright perguntava: "como podem nos ouvir fazendo tanto barulho?"

Após o sucesso do "Dark Side of The Moon", os shows do Floyd passaram a ter enorme demanda por ingressos, ficaram maiores, mais barulhentos e assobios e gritos no meio das músicas incomodavam a banda (exemplos disso são claramente audíveis no começo de "Shine On You Crazy Diamond"). Isso tornou-se insuportável na turnê do "Animals", em 77, chegando ao ponto de Waters cuspir na cara de um fã, no Canadá.

Esta gravação é de muito boa qualidade e o show é ótimo, banda nos cascos, Gilmour tocando pra cacete, repertório perfeito, uma noite memorável.

CD 1 - 1) Raving and Drooling 2) You've Got to Be Crazy 3) Shine On You Crazy Diamond 1-5 4) Have a Cigar? 5) Shine On You Crazy Diamond 6-9 6) Speak to Me 7) Breathe 8) On The Run 9) Time 10) Breathe (reprise)

CD 2- 1) The Graet Gig in The Sky 2) Money 3) Us And Then 4) Any Colour You Like 5) Brain Damage 6) Eclipse 7) Echoes

6 comentários:

. disse...

P A R A B É N S ! ! !

Seu Blog tá de primeira !

Tenho um blog também, e possuo muitos álbuns do Supertramp, Genesis, Pink Floyd, Triunvirat, Queen, Rush dentre outros que esatrei disponibilizando para galera assim que houver tempo.
meu blog é o www.tape2001.blogspot.com
Segue abaixo alguns links de álbuns . Caso queira pode postar no seu blog.
Segue alguns links para avaliação.

Abraços

Paris:
cd1 http://rapidshare.com/files/69329213/PARIS_CD1.rar
cd2 http://rapidshare.com/files/69550532/PARIS_CD_2.rar

Breakfest in America
http://rapidshare.com/files/69787731/breakfest_in_America.rar

Crime of the century
http://rapidshare.com/files/69916432/Crime_of_the_century.rar

Even in quietest moments
http://rapidshare.com/files/69916435/Even_In_Quietest_Moments.rar

Brother where you bound
http://rapidshare.com/files/69971446/Brother_where_you_Bound.rar

Some things never change
http://rapidshare.com/files/69987023/SOME_THINGS_NEVER_CHANGE.rar

Pink Floy – Philharmonic Orchestra
http://rapidshare.com/files/71601653/Philharmonic_Orchestra.rar

Phill Collins and Big Band
http://rapidshare.com/files/70010852/The_Phil_Collins_Big_Band_-_A_Hot_Night_In_Paris__1999_.part1.rar

Lex Vandyke
cd1 http://rapidshare.com/files/70606135/Still_Got_The_Blues_Vol_1.rar
cd2 http://rapidshare.com/files/70635510/Still_Got_The_Blues_Vol_2.rar

Joe Coker
http://rapidshare.com/files/70659794/Tye_Best_of.rar

Dire Straits – Live at the BBC
http://rapidshare.com/files/71813648/Live_at_the_BBC.rar

Santa Esmeralda Anos 70
http://rapidshare.com/files/69317910/Santa_Esmaralda.rar

Jerry Adrianni canta Legião Urbana em Italiano
http://rapidshare.com/files/63318336/Jerry_Adriani.rar

As Músicas do programa do Amaury Jr.
http://rapidshare.com/files/63083213/AsMusicasdoProgramaAmauryJr.rar

Eu Ovo disse...

sensacional esses discos do floyd.

mas o que me faz baixar mesmo são seus textos que comentam o show - isso é fundamental.

valeu por disponibilizar o som.

essa - para mim - é a melhor época do floyd - eu so tinha os bootlegs da fase antiga - logo após a saida do syd - tipo umagumma, more, atom heart mother etc.

prefiro a fase pós dark side of the moon - inclusive eu tenho os shows ao vivo - darkside ao vivo, whish you were here ao vivo - animals ao vivo e o is there anybody in... - mas vc deve ter essas preciosidades - se nao tiver eu faço um up na boa e te passo os links

abs

Roderick Verden disse...

Já andei baixando um cado de bootlegs do Pink Floyd. Me parece que já baixei esse postado em outro blog. "Have a Cigar" é cantado por Waters, com uma boa ajuda de Gilmour. Serei chamado de radical, mas PF não precisa de outro cantor, de saxofone, de outros músicos a acompanhá-los; eles são autosuficientes. Gosto muito de coro feminino, mas Gilmour, Wright e Waters são ótimos também nos backing vocals.
Exceção para o maravilhoso vocal de Claire Torry, apesar de "The Great Gig..." instrumental ser igualmente bem bonita.

O Monge Amigo disse...

Meu caro! Meus parabéns! Realmente um Blog de altíssima qualidade! Não me apetece postar comentários em Blogs, mas não pude resistir após conferir a qualidade das postagens, e a altíssimo conhecimento demonstrado nos comentários do CD's. Bom, o blog é dedicado ao Floyd, banda que, indiscutivelmente, dispensa comentários. Meus parabéns mais uma vez! Continue sempre assim!

Forte Abraço!

Mason disse...

Valeram os comentários, concordo com vocês no geral e também creio que é um diferencial do Floyd ter três ótimos vocalistas.
O Blog na verdade é uma homenagen ao Pink Floyd, mas vou postando de acordo com a seqüência que os assuntos vão pintando, numa idéia de se fazer uma conversa sobre som mesmo. Ainda estamos falando de Floyd, mas em breve o assunto irá mudar. Na verdade, muitos assuntos ainda virão.
Abs.

Unknown disse...

Cara, onde está o link para download? :/